25% da população vacinada com a 1ª dose

Consulte todos os dados relativos a Portugal e ainda um olhar para a COVID-19 no mundo.

A Direção Geral da Saúde apresentou na última terça-feira o último relatório referente à evolução da vacinação contra a COVID-19 em Portugal.

2 de maio, encontra-se aproximadamente 9% da população portuguesa totalmente vacinada (2 doses) para a COVID-19, num total de 915 246 pessoas.

Comparativamente à semana anterior, são mais 86 940 pessoas vacinadas com as duas doses necessárias para uma imunidade mais completa, um valor inferior às 137 844 da semana anterior.

Em relação às primeiras doses, são neste momento 2 568 344 pessoas vacinadas – cerca de 25% da população – num incremento de 341 313 pessoas em relação à semana anterior, um aumento notório relativamente à evolução da semana anterior – 207 404.

O destaque vai para o grupo etário entre os 65 e 79 anos onde estão já vacinados com a primeira dose 1 137 503 pessoas – cerca de 71% das pessoas neste grupo etário – quando na semana anterior estavam 844 255 – um aumento considerável dos 53% para os 71%. 

Outro destaque vai para a evolução de menos de 7 000 novas vacinações no grupo de 80+ anos. Este valor tem estagnado nas últimas semanas sendo que tal deverá estar a ser provocado por dois motivos diferentes: Recusa no apelo à vacinação e ainda ausência de contacto para vacinação. É assim importante o agendamento por parte da familiares dos restantes 7% da população com mais de 80 anos ainda não vacinada com qualquer dose.

Como dito na semana anterior, este relatório traria certamente novidades acerca do grupo entre os 65 e 79 anos, pelo que é expectável que este continue o seu prosseguimento.

O critério de vacinar pela idade, no sentido descendente, levará a que as curvas dos grupos etários mais avançados apresentem crescimentos superiores nas próximas semanas.

O próximo passo passa por garantir postos de vacinação suficientes para que o ritmo de vacinação seja superior, aproximando-se das 100 mil doses diárias administradas, um valor que permitirá uma imunidade da população a um ritmo bem interessante.

Portugal conta agora uma um pseudo excesso de vacinas disponíveis para administração o que, com uma logística eficiente, trará um acréscimo de inoculações a olhos vistos nas próximas semanas.

OFEREÇA-ME UM CAFÉ

Apoie esta iniciativa individual que permite acompanhar a COVID-19 em Portugal, no projeto mais completo no país. O seu apoio ajudará a manter o desenvolvimento deste espaço e a qualidade da informação partilhada diariamente.

965 507 363           Paypal

Facebook

Siga-nos e fique a par de toda a informação

Aqui
25% da população vacinada com a 1ª dose
Voltar ao topo