A terminar a semana, mais uma atualização da situação epidemiológica para o COVID 19 em Portugal. Estiveram presentes nesta conferência Graça Freitas, Diretora Geral da Saúde, acompanhada por Marte Temido, Ministra da Saúde.

Olhando para os números que marcam o final desta semana, há a relatar um total de 11278 casos positivos, um aumento de 754 casos, havendo novamente um crescimento de casos em relação ao dia anterior quando nos últimos dias vínhamos numa fase descendente. O aumento é de 7,16%.

Nos dados relativos aos óbitos a lamentar, este é de 295, um acréscimo de 29, representando um crescimento de 10,9%. A taxa de fatalidade é agora de 2,62%, num novo pequeno aumento mas que tem sido contínuo.

Com 75 recuperados no dia de ontem, este número mantém-se novamente, muito provavelmente a limitações de disponibilidade de testes.

A aguardar resultado laboratorial estão 4962 pessoas e o número de internados é de agora 1084 doentes, num aumento de 9 doentes, 267 deles nos cuidados intensivos, um aumento de 16 pessoas em relação ao dia de ontem.

Em caso de apresentar sintomas coincidentes com os do vírus (febre, tosse, dificuldade respiratória), as autoridades de saúde pedem que não se desloque às urgências. Ligue para a Linha SNS 24 (808 24 24 24).

Análise

Analisando os dados de hoje, podemos observar na projeção de crescimento realizada para o intervalo entre 2 e 12 de abril, que o número de casos continua a seguir ligeiramente abaixo da previsão, apesar do crescimento intra-diário que tivemos. Esse crescimento pode ser observado no gráfico do Factor de Crescimento já que este fica acima da linha correspondente a 1.

Ao nível de internamentos houve um ligeiro crescimento, pouco significativo comparando aos valores de dias a meio da semana que agora se encerra.

Em relação aos óbitos, a taxa de fatalidade aumento novamente de forma ligeira, estando agora em 2,62%.

Portugal termina a semana com crescimento nos novos casos – São agora 11278
Voltar ao topo