O início da semana ficou marcado pela primeira conferência de atualização da situação epidemiológica  referente ao COVID 19 na Região Autónoma da Madeira.

Pedro Ramos, Secretário Regional da Saúde e Protecção Civil, iniciou a conferência com cumprimento aos madeirenses que estão a cumprir as recomendações em casa, emigrantes e jornalistas. Ressalvou o reforço das medidas de segurança, da imobilização dos profissionais de saúde e ainda cessação das atividades económicas. Vivemos um mundo novo, o mundo COVID-19 na região.

Os números divulgados diferem, novamente, dos revelados hoje pela DGS no comunicado disponibilizado às 12h00, sendo que na altura foram indicados 44 casos positivos na RAM e tal foi reforçado por Pedro Ramos.

No dia de ontem houve o lançamento da plataforma Trace COVID-19, dedicada aos profissionais de saúde e onde o objetivo passa por ter o registo de todas as pessoas e o seu acompanhamento total. Tal poderá, se for adoptado também pela RAM, trazer maior fiabilidade quanto a uma coesão entre os números da DGS e da IA Saúde.

Foram então apresentados 40 casos positivos, um acréscimo de 1 casos nas últimas 24 horas, menos 4 do que os números adiantados pela Direção Geral de Saúde.

Em relação aos restantes dados, foi indicado que estão a ser aguardados os resultados de 4 testes, o número de casos suspeitos é de agora 214, um aumento de 16 e resultaram mais 15 casos negativos, num total de 170.

Nos casos de pessoas em vigilância ativa, o total é de 792, um aumento de 26 pessoas no espaço de 24 horas, sendo que no total dos casos em vigilância ativa estão agora 7 profissionais de saúde e, finalizando, um total de 1670 pessoas em vigilância passiva.

Quanto à distribuição geográfica dos casos positivos na Madeira, o Funchal lidera com 17 casos e 121 casos suspeitos no total. O novo caso pertence à Ribeira Brava.

Todos os dados relacionados à Região Autónoma da Madeira podem ser consultados aqui.

Madeira com apenas 1 novo caso no dia de hoje
Voltar ao topo